Sangue verde de um paciente em sala de cirurgia

0 comentários
Publicado através da revista científica The Lancet publicou em uma edição de 9 de junho de 2007, um artigo chamado Dark Green Blood in the Operating Theathre, ao pé da letra traduzido significa (tradução:Sangue Verde-Escuro na Sala de Cirurgia).



Para provar a veracidade do artigo, o artigo foi assinado por uma médica do Hospital canadense, que presenciou o fato durante uma cirurgia. O paciente da equipe médica de aproximadamente 49 anos dela tinha sangue arterial verde escuro ou verde-abacate (Casca não a poupa) ao invés do normal vermelho vinho.

Segundo os médicos os laudos apontados para a variação incomum da cor verde, foi causado porque o paciente vinha a tomar uma alta quantidade de doses de sumatriptano, parar o tratamento de enxaqueca, acredita-se ser -200 miligramas. Assim a causa rara da coloração estranha verde no paciente foi causado por uma condição denominada chamada sulfahemoglobinemia, pelo qual um átomo de enxofre ao invés de oxigênio é incorporado á hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no nosso sangue a hemoglobina é uma molécula presentes nos glóbulos vermelhos.



Acontece que o sumatriptano contém enxofre. E é justamente esse enxofre que, segundo a autora, teria ocupado o lugar do oxigênio na hemoglobina do sangue, mudando sua cor.

Fonte de pesquisa em inglês: 
eurekalert.org

Postar um comentário